Pesquisar este blog

2 de janeiro de 2011

Hipocrisia dos numeros


Mais uma serie de tantas reportagens abordando o tema da educação foi exibida no programa Profissão Repórter (Rede Globo) onde mostrou as dificuldades que a comunidade escolar enfrenta no dia-a-dia. Na mesma noite foi exibida logo após o programa, no Jornal da Globo uma matéria falando do índice da educação brasileira em comparação o resto do mundo. Aí nos deparamos com a hipocrisia dos números, uma vez que eles dizem que o Brasil evolui, podendo dizer ainda que foi o que mais evoluiu em comparação ao restante do mundo.

Como de costume uso este espaço pra registrar a minha insatisfação como aluno ao que se refere à escola publica em nosso país e especialmente o tratamento que o tão rico e poderoso estado de São Paulo oferece aos seus alunos e professores. Pois bem, hoje como de costume fomos tratados simplesmente como números e não como pessoas. Professores e alunos são despejados em pequenas, escuras e abafadas salas que dizem por ai que é de aula. Alunos e professores sem condições de aprender e ensinar.

As escolas públicas não prestam mais o seu devido papel e não é por falta de recursos, mas sim de interesse por parte da sociedade como um todo – se a educação está neste caos é por falta de interesse do poder publico que por muito tempo abandonou as escolas, professores que não são estimulados a enfrentar a dura jornada de trabalho e principalmente por causas de pais que se calaram por muito tempo perdendo assim, voz perante a sociedade e respeito perante os filhos, filhos esses que não estudam e que só vão á escola pois os pais não querem perder o benefício do “Bolsa Família” .

Temos de uma vez por todas enfrentar o problema da educação de cabeça erguida. Temos que nos unir e mostrar que somos capazes e sim - podemos mudar este país!

Nenhum comentário:

Postar um comentário